miércoles, 7 de abril de 2010

Jornalista Ronnie Huete embarca para Honduras



Por Celso Martins

Após uma permanência de dois meses no Brasil (Florianópolis-SC), o jornalista Ronnie Huete Salgado embarca hoje (6.4) às 20 horas no aeroporto Hercílio Luz com destino a Tegucigalpa (Honduras). Seu retorno é desaconselhado por amigos, familiares, companheiros de militância política e entidades de direitos humanos. Motivo: a morte de cinco jornalistas hondurenhos somente no último mês de março. De janeiro até o momento, cerca de 16 pessoas ligadas à Frente Nacional de Resistência Popular, entre jornalistas, professores e lideranças sindicais perderam suas vidas. Outros foram seqüestrados, ameaçados, demitidos, enfim, vítimas da violenta repressão que se abate sobre os hondurenhos.

Jovem, muito educado, bem informado, dotado de profundo senso ético, inundado pelo anseio de justiça social e melhor condições de vida e trabalho para seu povo, mestre no trabalho jornalístico, Ronnie ganhou rápidamente o respeito e admiração das pessoas com as quais conviveu. Apesar do pouco tempo de permanência no Brasil, o jornalista participou de palestras e debates em sindicatos e universidades, deu entrevistas, conversou com lideranças e pessoas comuns e foi jurado das tarefas culturais da 18ª Gincana da Ponta do Sambaqui.

Ao chegar tinha como objetivo obter asilo político para poder estudar e trabalhar, mas o aumento da repressão em Honduras contra pessoas conhecidas, não o deixaram sossegado, desistindo de continuar no Brasil. Formado em Jornalismo pela Universidade Nacional Autônoma de Honduras (UNAH), com mestrado na Espanha, Ronnie viveu intensamente as lutas da Resistência hondurenha visando o retorno do presidente deposto José Manuel Zelaya. Sempre na linha se frente, exercendo um jornalismo independente visando romper o cerco midiático em seu país, Ronnie acabou sendo alvo de duas ameaças de morte feitas através de seu telefone celular - foi depois de mensagens desse tipo que muitas pessoas acabaram executadas em Honduras.

Ronnie será recepcionado por amigos, colegas e familiares na sua chegada às 16 horas de amanhã (quarta,7.4) no aeroporto de Toncontin (Tegucigalpa). Desembarca na capital hondurenha com uma credencial de correspondente da revista brasileira Caros Amigos para a América Central, para a qual vai produzir reportagens especiais. Ele vai permanecer em contato com os muitos amigos aqui deixados: Raul Fitipaldi (Portal Desacato), o escritor Raul Longo (Pravda Brasil e Assaz Atroz) e Ida, Elaine Tavares (Blog da Elaine, Pobres&Nogentas e Instituto de Estudos Latino Americanos-IELA/UFSC), Alisson Fitipaldi, Nildomar dos Santos Freire, Rubens Lunge (presidente do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina), Deputado Sargento Amauri Soares (Aprasc, Alesc) e Edson Puente (Instituto Cultural José Marti), entre outras.

*

Fuente: honduraselogoali.blogspot.com





.

No hay comentarios:

Publicar un comentario